sábado, 21 de março de 2015

O email que nunca seguiu...


Há já alguns dias que não escrevo. Foram umas semanas intensas em termos emocionais e decidi que o meu próximo post seria dedicado a um amigo que infelizmente partiu cedo demais… Mas não tem sido fácil fazê-lo…

Tinha recebido há poucos dias um email dele a dar-me força num projeto do qual também fazia parte (o teatro de pais) mas que infelizmente este ano, por questões profissionais,  apenas acompanhava à distância. Recebi o email, adorei e pensei: “tenho de lhe responder a agradecer!”… Mas não respondi… Poucos dias depois recebi a fatídica notícia… e doeu muito!  Muito mesmo!

Não que este amigo fosse presença assídua de minha casa por exemplo, ou que nos conhecêssemos há 20 anos, mas não era preciso pois o carinho que lhe tenho é enorme, o respeito que lhe tenho é gigante… E foi preciso muito pouco para que este sentimento crescesse.

O Carlos foi personagem principal de uma das peças que encenei no grupo de teatro de pais, um desafio enorme para ele porque não tinha qualquer experiência e o papel exigia muito. Confesso que no início duvidei… Mas o Carlos ensinou-me ensaio após ensaio que o esforço e a motivação moviam montanhas… Foi um trabalho árduo dos dois, mas maravilhoso e muito compensador!  Ver o meu capitão tão fantástico, tão real, tão entregue às crianças e ao grupo mostrou-me que o amor, a entrega e o esforço constroem magia e tornam o difícil fácil e o impossível possível.

O sorriso do Carlos, a forma como acolhia todos era única e tão natural que qualquer pessoa que teve a sorte de se cruzar com ele ficou “contaminada” pela sua bonita forma de ser…

E para quê esta descrição toda de uma pessoa que a maior parte de vós não conhece? Porque o Carlos partiu cedo demais… Como qualquer pessoa pode partir, sem aviso, sem que ninguém espere, de uma forma até esmagadora!

O Carlos viveu a sua vida e marcou a sua presença. Deixa saudade e muita! E isto leva-me a pensar se andamos a aproveitar cada bocadinho da nossa existência na terra, ou perdemos tempo demais com coisas que não têm importância nenhuma? Digo aos meus filhos que os amo todos os dias, ou preocupo-me mais se eles estão a demorar muito a comer o pequeno almoço? Dedico o pouco tempo que tenho com a minha família a estar com eles a 100% ou estou preocupada com as chatices no trabalho, ou com a irritação que me provoca ter o quarto dos miúdos desarrumado?

Naturalmente, todas as coisas no nosso dia-a-dia têm a sua importância, e o facto de acreditar que devemos viver intensamente, não me torna uma anárquica que tem a casa desarrumada, que não faz planos, que não se preocupa com o dia de amanhã. Claro que me preocupo!!! Preocupo-me com o amanhã! Continuo a tentar controlar as coisas que me rodeiam, mas também sei que estou a viver intensamente e aproveitando o que me é dado!

O Carlos partiu cedo demais, deixa muita saudade imensa e tocou a vida de todos os que o conheceram… Carlos foi uma honra conhecer-te! Até sempre!

2 comentários:

  1. Aceitas um desafio? Aqui vai: http://littlepregnancy.blogspot.pt/2015/04/um-desafio.html

    ResponderEliminar