terça-feira, 28 de abril de 2015

Semana de testes...



Esta é semana de testes do João. Confesso que estas semanas põem-me de rastos... Por vários motivos e infelizmente não consigo resolver muito bem isto. Pode ser que quando for a Carolina já consiga :)

Durante todos o ano letivo, mas com mais intensidade nestas semanas de testes, os miúdos são pressionados a estudar muito para terem bons resultados. Eu digo "pressionados" porque é o que na verdade faço, de forma às vezes inconsciente, outras nem por isso. Mas pressiono muito. No fim do dia ou no fim de semana há objetivos a cumprir, exercícios a fazer, erros a evitar. Numa altura em que deveria estar a relaxar, a gozar o prazer de estar com os meus filhotes, estou às voltas com contas, problemas, sistemas, gramáticas, redações.... Ninguém merece... Eu não mereço, mas quem não merece mesmo nada são os miúdos... O meu filho não merece ter de me ver irritada, impaciente e até zangada porque ele não está concentrado...
Quero que ele tenha bons resultados, claro que sim, e por isso esta pressão toda, mas quero acima de tudo que ele esteja bem... E nem sempre consigo... nem sempre consigo contrariar o esquema e o sistema... Na verdade quase nunca consigo...

A minha vontade era dizer-lhe, ó filho vai brincar! Vai aproveitar o restinho da tarde com os manos!! Logo fazes o que souberes... mas e depois? Depois corre mal e eu sinto-me péssima porque não acompanhei devidamente o estudo, não o obriguei a rever a matéria... E ele fica mais feliz se tiver bons resultados...

Nestas alturas sinto-me tão confusa e perdida e não sei mesmo o caminho correto a seguir.

Quando tinha a idade dele não me lembro de ter de estudar assim... não me lembro de ser pressionada assim... É verdade que sempre fui atinadinha e estudava sozinha, mas com 8 anos não me lembro de o fazer com esta importância que hoje em dia o estudo tem...

Acredito que João é um miúdo inteligente, esperto, com raciocínio matemático e por vezes gostava que ele tivesse mais iniciativa no estudo, mas será que eu com a idade dele tinha???
Sei que o João se distrai com facilidade, mas não nos distraíamos todos?? Não tínhamos todos bicho carpinteiro???

O João vai para o 4º ano e nessa altura vai ter um exame!!! A sério??? Um exame em que  os miúdos de 9 - 10 anos se identificam com o CC?????

Não será um exagero??? Ou se calhar sou eu que acho que é demais...

Independentemente disso cá estarei para continuar a acompanhar o meu João, e infelizmente para o pressionar :(

Joana




Sem comentários:

Enviar um comentário