sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Mãe és má!!!

Ontem um dos meus pequenos estava no auge... Fez tanto disparate, mas tanto, e uns a seguir aos outros que a determinada altura confesso que já nem sabia que fazer ou que lhe dizer...

No final daquilo tudo, disse-lhe que ele estava de castigo e que não iria ter uma coisa que queria muito. Foi o fim do mundo... Uma choradeira monumental, um drama digno de filme e a frase que nenhuma mãe quer ouvir: "Mãe és má!!!"
Desta vez não veio acompanhada da outra frase terrível "Não gosto de ti!" mas lembrei-me logo de uma conversa que tive sobre estas frases, há pouquinhos dias...

Estas são duas frases que ditas pelos nossos filhos nos ferem muito, parece que nos deram um pontapé no estômago... e fiquei a pensar porquê... Já as ouvi tantas vezes e magoam sempre da mesma maneira... ainda que eu saiba que é uma frase dita num momento de raiva e que nada tem a ver com o que a criança verdadeiramente sente...

A primeira vez que um dos meus filhos me disse que não gostava de mim, fiquei mesmo triste, mesmo mesmo, mas nem deixei que ele se apercebesse... Reagi como se ele me tivesse acabado de dizer que não gostava de sopa, e respondi calmamente " Não faz mal filho, a mãe gosta tanto de ti que dá para os dois!". Na verdade nunca mais o disse...

Agora o D de vez em quando ainda diz... Especialmente quando está numa das suas crises em que é contrariado... E é como vos digo... magoa sempre...

E magoa porque nunca nos nossos piores pesadelos queremos que seja verdade! Uma mãe nem quer imaginar a hipótese do seu filho não gostar dela! Por outro lado, quando dizem que somos más, pensamos: "Será que não estarei mesmo a ser má?". Ninguém nos ensinou a forma correta de ser mãe... E se estamos completamente erradas?
O bom senso diz-me que não. Ser uma "mãe má" nada tem a ver com o ser má mãe.

Na verdade estamos a educar! Educar é uma tarefa muito complicada e desafiante, e uma tarefa diária, constante! E educar é também dizer não! E de vez em quando castigar também. Tudo isto, claro, de uma forma coerente e com muito amor, porque sabemos dentro de nós que estamos a fazer o melhor para os nossos filhos.  

Não gosto nada de ser a "mãe má", mas esta "mãe má" só quer mesmo é que os filhos sejam felizes...

1 comentário:

  1. O ser "má mae" ensina aos nossos filhos que a vida nao é o mar de rosas que eles pensam ser, e quando crescerem vao agradecer os naos que fomos obrigadas a dizer porque assim a vida vai-lhes parecer mais fácil , eu falo por esperiencia própria já tenho as minhas filhas crescidas e hoje sao umas grandes mulheres e c'om muita garra para enfrentar as advercidades da vida , por isso nao tenha medo de, de vez enquando ser "má mae” porque nao somos só estamos a ensinar os nosso pequenos a crescer de bem coma vida. Gosto muito do seu blog beijos

    ResponderEliminar