quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Recomeçar a escola...

E lá voltámos à rotina da escola... O J estava mesmo a precisar!! E eu também! Já estávamos na fase em que ele não me ouvia, estava sempre a 1000, eu sem paciência, confusão em casa, enfim... Viva a escola!!!

Apesar de ter ficado bem contente com o inicio da escola confesso que vou para este ano com alguma preocupação. O J vai para o 2º ano e o ano passado foi bem mais difícil do que estava à espera... Questionei-me imensas vezes sobre a minha capacidade de ajudar o meu filho e sobre a sua capacidade de aprender.

Como faço questão de acompanhar o meu filho nos trabalho de casa, porque, apesar de não ser fácil depois de um dia de trabalho, é para mim importante saber o que anda ele a aprender, como está a evoluir, quais as suas dificuldades... E o 1º ano foi um passo tão grande para ele quanto para mim... Aprender a ler, começar o pensamento matemático além de tudo o resto não é para um menino com 6 anos coisa fácil. Além disso aprender a estar sentado horas seguidas é uma verdadeira aventura! Para o J foi muito complicado.

E eu senti-me muitas vezes incapaz e frustrada. No início não consegui perceber que aquilo que para mim é básico como juntar duas letras como um p e um a para eles não é... E não significa que sejam burros ou tenham um desenvolvimento mais atrasado, simplesmente são expostos a uma série de novos conceitos que têm de apreender de uma forma mais ou menos rápida.
E nós pais apenas temos de compreender e tentar entrar no seu mundo e partilhar as suas dificuldades...

Naturalmente que ter uma professora que os acompanhe, que nos ajude, que esteja atenta, que construa conosco uma equipa ajuda muito!!! E eu tenho essa bênção!

O J está mais crescido mas ainda assim tenho receio deste ano. Estarei eu à altura da minha função de ajudante nos TPC? Terei eu paciência para entender e aceitar as suas dificuldades? Conseguirá ele bons resultados?

Não tenho a pretensão de que o meu filho será o melhor aluno, mas gostaria que ele fosse bom e que gostasse de aprender. No fundo gostaria que os meus filhos conseguissem atingir todos os seus objetivos e percebessem que é preciso trabalhar para se conseguir obter bons resultados...

Desejo a todos um ótimo ano letivo de 2013/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário