domingo, 29 de setembro de 2013

O meu filho e o drama...

Já sabem que adoro teatro! Adoro comédias e adoro dramas! Adoro viver as emoções dos outros...

Agora o que eu não sabia é que o J tinha queda para o assunto... aliás eu na verdade já desconfiava mas agora tenho a certeza! O J é o rei do drama!!!

Tinha o J uns 4 anos e tal (não consigo precisar porque o tempo passa a correr e não tenho memória para associar anos com situações, salvo algumas exceções é claro) quando me apercebi pela primeira vez que o rapaz tinha queda para o drama... Certo dia, já nem sei bem porquê (estão a ver a minha memória....) coloquei o J de castigo e mandei-o ir sentar-se na cama a pensar na vida.
Ora a criança entra no quarto, olha muito sério para a cama dele e diz-me: "Mãe devias tirar todos os meus peluches da minha cama porque eu não os mereço"... Fiquei parada a olhar para ele a pensar mil coisas ao mesmo tempo: Rio-me??? (lá vontade tinha eu, pelo inesperado) Onde é que este miúdo aprende a fazer estas associações? O que acha ele que é merecer?
A minha reação foi não dar importância ao drama dele, e disse-lhe qualquer coisa como:" J, a mãe só te disse para sentares a pensar na vida, ninguém falou nos peluches... Não precisas fazer esse drama porque comigo não pega..."
Não sei se a minha reação foi a melhor mas na verdade pensei que ele queria que eu tivesse pena dele e de alguma forma voltasse atrás com o castigo por compaixão...

Desde essa altura várias foram as situações semelhantes mas esta semana o J esmerou-se...

Tenho andado um pouco zangada com o comportamento dele na sala de aula e na 6a feira a coisa piorou... Decidi que ele tinha de perceber que não estava a ir pelo melhor caminho e infelizmente apenas a conversa simples não chega lá. Assim, decidi fazer uma negociação com ele e apenas se der provas de que percebeu que a sala de aula é para aprender é que terá uma coisa de que gosta muito. Caso não resulte, vai-me custar imenso mas não posso ceder. O ano passado fiz uma negociação semelhante com a escalada e correu muito bem, a ver vamos...
Mas entretanto na 6a feira estava eu cansada da semana, das chamadas de atenção, do mau comportamento, decidi que apenas o D tomaria banho de piscina (como eles costumam chamar ao palmo de água que de vez em quanto coloco na banheira).
Aquilo para o J foi terrível... chorou, chorou, chorou ainda mais, disse que não voltaria a acontecer, pediu desculpa, abraçou-me e acabou com a frase:

"Eu devia estar de castigo até ser adulto como tu mãe!!!"

Digam, é ou não é o rei do drama???

1 comentário:

  1. Ahah muito bommmmm!!! :D
    Deixa-o ir para o teatro e terá futuro garantido!

    ResponderEliminar