terça-feira, 2 de julho de 2013

3º filho... sem romarias!

Já li em vários sítios que o 3º filho é tratado de forma menos picuinhas (não me ocorre outro termo) que o 2º e muito menos que o 1º...

Penso que os pais na fase do terceiro já estão com embalagem suficiente que os impede de andar stressados com coisas que não justificam, sabem lidar com as diversas situações de forma bem mais calma e tranquila, resolvem as questões confiando bem mais no seu bom senso!

Ao ler as afirmações que se fazem em relação aos 2ºs e 3ºs filhos, penso que não faço parte da maioria...

O nascimento do meu primeiro filho, o J foi algo mágico pois conheci o sentimento de amor incondicional, fiquei apaixonada em segundos, descobri a magia de ter um filho, um ser que é feito com amor, que vive meses dentro de nós e que depois sai lindo, perfeito, maravilhoso, e sai de dentro de nós!!! É uma experiência maravilhosa que nos muda toda a visão que temos do mundo, da vida, de nós próprios, dos nossos pais...
E os primeiros meses são mágicos mas também desafiantes e até difíceis pois iniciamos um trabalho para  toda a vida, com todas os desafios que isso acarreta. E os filhos não trazem livro de instruções (e que seria tão útil em algumas situações!)

O nascimento do segundo filho, o D. foi um misto de felicidade e medo... Não há o elemento surpresa que se vive no primeiro filho mas a verdade é que experimentamos novamente a magia de concebermos um ser vivo, uma pessoa...
No entanto, nesta fase experimentamos o medo de não sermos capazes de amar com a mesma intensidade com que amamos o 1º filho. Medo de não nos conseguirmos dividir na tarefa de mãe de duas crianças com necessidades tão diferentes.
E não é fácil... Não é mesmo, mas é possível e muito bom!

O nascimento do terceiro filho, a C, foi para mim maravilhoso... Sem o grande elemento surpresa, mas também sem a angústia de não conseguir amar ou responder ao novo desafio... Foi uma experiência linda e muito tranquila!
E apreciar este 3º filho tem sido para mim muito especial. E talvez eu vá contra a maioria mas esta experiência permite-me por exemplo tirar imensas fotografias para registar estes momentos únicos! Viver este momento talvez não com a mesma intensidade do 1º mas com muita tranquilidade :)

Há, no entanto, uma situação que eu acho injusta para o 2º e ainda mais para o 3º filho (nem sei se é uma situação, mas pelo menos um sentimento meu...)... O 3º filho de alguém (para alguns, não para todos obvia e felizmente) não entusiasma como os outros, porque é o 3º, no fundo é mais um... Havemos de o conhecer um dia destes... Por um lado agradeço não existirem romarias cá a casa, porque são cansativas e às vezes a paciência não é muita, mas acho que qualquer criança que nasça merece o mesmo tratamento e atenção das outras... Entretanto, vamos gozando e mimando com tranquilidade a nossa princesinha :)



J

Sem comentários:

Enviar um comentário