quinta-feira, 4 de julho de 2013

"Ir atrás do choro"

Hoje estou particularmente cansada... Às 3 semanas da vida da C as cólicas começaram a atacar em força...
Sei que as cólicas são um tema muito pouco consensual e muitos são os que acham que não existem... que simplesmente os bebés têm de chorar e nós pais não sabemos porquê... outros dizem que apenas surgem a partir das 3 semanas - 1 mês... outros ainda que podem aparecer logo à nascença...
Enfim, a mim pouco me importam as teorias! O que me importa é o que se vive aqui por casa!

A verdade é que a C sempre teve muito ar nos intestinos, e para isso não é preciso ser expert, basta observar e ouvir (cheirar ainda não porque felizmente ainda não cheira mal :)), mas agora chora muito mais quando está na hora de libertar o que está no seu interior... E para juntar mais um ingrediente a C vai atrás do choro... que é para muitos um mito, mas para mim é uma realidade bem consistente!

O J, o nosso mais velho a partir do seu 1º ano de idade também começou a ir atrás do choro, a ficar roxo, a ter espasmos musculares e até mesmo a desmaiar... Sei (ou pelo menos quero acreditar nisso) que ninguém morre por ir atrás do choro, mas não é um espetáculo nada bonito de se ver, muito menos nos nossos filhos!
Com o J a coisa começou com uma cabeçada no joelho do pai e a partir daí, a criança até usava isso como forma de protesto... Muitas foram as formas que utilizámos para interromper o ciclo vicioso de ir atrás do choro, desde sopro para a cara, palmadas no rabo, entre outras técnicas pouco simpáticas de se fazerem e de se verem, mas na verdade ainda que sempre me tenham dito que a criança acaba por vir a si própria sozinha, acreditem é muito mau de se assistir a um episódio destes...

Ora a C, desde que nasceu que te esta particularidade, chora muito pouco, mas quando chora, fá-lo com uma intensidade assustadora e como tem um choro continuo, fica logo roxa...
Actualmente depois do mestrado que fizemos com o J já não me assusto e estou perfeitamente tranquila com esta situação, mas há dias difíceis em que temos de ir buscar forças os calcanhares (sim porque já mais parte nenhuma do corpo tem reserva!) e continuar tranquila...

1 comentário:

  1. Joana junta-te ao clube do choro. A Matilde chora TANTO... não fica roxa mas é capaz de estar uma hora seguida a chorar. Eu pego ao colo, ponho na espreguiçadeira, ponho musica, deito-a no chão, sei lá... ela não se cala... um dia destes podemos pô-la uma ao pé da outra pode ser que se entretenham as duas :)

    ResponderEliminar