sexta-feira, 5 de julho de 2013

O Futuro.... Qual será?


Ao olhar para os meu três pequenos penso muitas vezes que futuro irão ter? Que exemplo lhes estamos a dar? Como estará o mundo daqui a 20 anos? Que caminho irão percorrer?
Ao tentar projetar o futuro confesso que fico muito receosa...

Ainda que nem pense na crise económica, crise política, o que me preocupa mesmo é o espírito das pessoas, a falta de respeito e de consideração que temos uns pelos outros, a falta de tolerância que impera entre todos...
Quem trabalha com público sabe bem que temos de engolir muitos sapos, faz parte e na maior parte das vezes não nos faz mal nenhum... uma pessoa habitua-se!
Mas a verdade é que ultimamente andamos todos muito nervosos, provavelmente porque a vida anda cada vez mais difícil e nem sempre lidamos da melhor forma com a frustração e com as dificuldades, e muitas vezes projetamos os nossos problemas nos outros...
Quantas vezes não me acontece tratar mal alguém que me é querido (e nesse campo o meu marido leva sempre com o meu mau humor) porque o trabalho correu mal ou porque me chateei com algum colega?

Que exemplo damos aos nossos filhos, quando não temos paciência para os outros, quando não sabemos esperar, quando refilamos logo (e muitas vezes com agressividade) quando algo corre mal, quando alguém erra, quando não sabemos aceitar que o outro é diferente de nós e pensa de forma diferente?
Sinceramente preocupa-me nem sempre conseguir ser um bom exemplo para os meus filhos... Não consigo fazer o caminho por eles, não consigo escolher por eles, mas tenho a esperança de com o exemplo poder ajudá-los a escolher o mais correto, a fazer o melhor caminho... E se não conseguir?

Ser mãe e pai é um desafio diário! Estamos constantemente a ajudar na construção dos nossos filhos e isso é uma responsabilidade assustadora... É verdade que não construímos a personalidade dos nossos filhos, mas ajudamos a construir o caracter e a forma como encaram a vida e como a vivem!
Esta responsabilidade às vezes parece-me grande demais para mim... Mas a opção de ser mãe implica esta responsabilidade e só posso pedir e desejar que esteja sempre à altura do desafio...

J

Sem comentários:

Enviar um comentário