terça-feira, 9 de julho de 2013

Animais domésticos... são "filhos" ou apenas animais de companhia????

Desde que me lembro de ser gente, ou pelo menos desde que me lembro de termos condições, os animais domésticos foram uma realidade em nossa casa. Cães, gatos, pássaros...
Sempre fui uma apaixonada por animais! Com a maior parte deles criei uma ligação muito especial e por isso quando por algum motivo partiam sofria com isso.
Sempre me foi transmitido que os animais são amigos e companheiros, que devem ser cuidados, amados, respeitados e bem tratados mas sempre os vi como isso mesmo, animais de companhia! Doia-me sempre quando um deles morria, mas isso ajudou-me a aceitar a morte como parte da vida, a fazer o luto e a continuar a viver.

Felizmente o meu marido partilha o meu gosto por animais, não por todos da mesma forma é certo, mas porque achamos que são importantes no crescimento dos miúdos a nossa casa cheia, também está cheia de animais!
O nosso filho mais velho o J adora todo o tipo de animais, excetuando talvez os insetos, mas de resto o rapaz é maluco por todos! E fico feliz que assim seja!!!
No entanto, esta semana está ser, neste campo, muito dolorosa... A nossa gata sofreu uma espécie de acidente e foi internada num estado muito complicado com um prognóstico muito reservado. O tratamento proposto, que não nos dava garantias de ela conseguir sobreviver era muito dispendioso e incomportável para nós (pelo menos nesta fase da nossa vida) e infelizmente tivemos de optar por adormecer a gata para por fim ao seu sofrimento.
Esta decisão foi terrível para mim! Deixou-me muito abaixo e com grande peso na consciência... Porque raio não era eu rica para poder gastar sem olhar a outras despesas? Como podia eu, que adoro animais, tomar tal decisão?

Tudo isto fez-me pensar muito na perspetiva que tenho dos animais e que me fez tomar esta decisão. Na verdade eles não são verdadeiramente "meus filhos". Enquanto eu puder, darei todos os cuidados aos animais que os permitam estar confortáveis e ser felizes, mas não consigo nunca igualá-los a um dos meus filhos, porque por estes eu daria a minha vida ou se não tivesse condições financeiras para um qualquer tratamento vendia tudo o que fosse preciso!

Sei que muitos dos donos de animais de companhia não concordam comigo e acreditam que um animal merece o mesmo que um filho, e respeito a opção e opinião de cada um, mas eu não consigo ver as coisas assim...

Infelizmente tomei esta horrível decisão e sinto-me péssima por isso, mas os meus queridos filhos e o seu bem estar são a minha prioridade maior!  

Espero que a gatinha fique em paz....

J


Sem comentários:

Enviar um comentário